Pesquisar este blog

domingo, 31 de maio de 2015

Tossir durante um infarto NÃO SALVA ninguém







Boato – Sabe como sobreviver a um ataque cardíaco? É só tossir repetidamente e com força pode salvar vida durante infarto.

A “TV Revolta” foi a página do Facebook, no Brasil com maior crescimento durante a semana do dia 9 até 16 de maio. O sucesso da página pode ser atribuído a alguns motivos como entrar constantemente em assuntos polêmicos e discursos políticos contra o Governo Federal. É o que diz o blog Pragmatismo Político.






Com uma rápida passagem pela página, é possível encontrar mensagens de caráter, no mínimo, questionável. Seria verdade todas as informações que a TV Revolta divulga? Não vamos falar de política nesta postagem, mas sim de outra informação.







Em postagem do dia 14 de março, a página divulga uma dica para salvar vidas durante um possível infarto. De acordo com a imagem, se você estiver sozinho, basta tossir repetidamente a cada dois segundo sem parar. Segundo a TV Revolta, os movimentos realizados ao tossir bombeiam sangue para o coração, assim o sangue continua circulando. Confira o texto na íntegra abaixo:





Como sobreviver a um infarto se você está sozinho! Compartilhe com os seus amigos!

“Os cardiologistas dizem que se todos que leem isso compartilharem com outras 10 pessoas, você pode ter certeza que estará salvando uma vida.. COMPARTILHE! SALVE UMA VIDA! Muitas pessoas estão sozinhas quando infartam. Sem ajuda, a pessoa cujo coração está batendo irregularmente começa a sentir-se fraca, e tem apenas 10 segundos antes de desmaiar. Entretanto, estas vítimas podem se ajudar tossindo repetidamente com bastante força! Você deve respirar bem fundo antes de cada tossida e a tosse deve ser forte e prolongada, vindo do fundo do peito. Uma inspiração e uma tosse devem ser repetidas a cada 2 segundos sem parar, até que chegue ajuda, ou que você sinta que o coração está batendo normalmente. As inspirações profundas trazem oxigênio para os pulmões e os movimentos de tossir bombeiam o coração e mantém o sangue circulando. Essa pressão no coração também faz com que ele volte a bater normalmente e dessa maneira a vítima tem tempo de chegar à um hospital. Compartilhe isso com o maior número de pessoas! Você pode estar salvando suas vidas!”




Esse tipo de boato é aquele clássico caso de lenda sobre saúde muito dificilmente de ser comprovada empiricamente. Afinal, ela só pode ser testada se você está sofrendo um ataque cardíaco. Mas saiba que a história não passa de um antigo boato que circula online.

A “técnica” de tossir para evitar um infarto é um antigo boato que circula na Internet. Ele surgiu por meio de um e-mail com o nome “Técnica de ressuscitação” ou “ressuscitation technique”. Porém, a teoria nunca foi comprovada, nem pela American Heart Association.




O site Mendedhearts.org afirma que é apenas um rumor contagioso, que não evitará um infarto. Ou seja, conforme reforçam diversos sites de confiança, tossir não evita infartos. Deixar de compartilhar informações ruins, assim sim, pode evitar.

Nenhum comentário: