Pesquisar este blog

sábado, 20 de junho de 2015

Resenha do filme "Jurassic World"



"Jurassic World- O Mundo dos Dinossauros" é o tipo de filme que faz referência ao original ("Jurassic Park", de 1993), agradando tanto novos fãs, que não conhecem a franquia quanto os que assistiram o primeiro, no referido ano. O diretor Colin Trevorrow respeita bastante o trabalho de Steven Spielberg, com uma dinâmica adequada para 2015.


No primeiro filme, o parque ainda não estava aberto. Agora, não só está como precisa constantemente de novas atrações, para manter o público interessado em conhecê-lo. Tudo é grandioso. Os lugares onde as pessoas podem passear próximas aos monstros pré-históricos, mini-fazendas de dinossauros para crianças etc.

Na história, dois irmãos são enviados para passar alguns dias no parque e acabam se perdendo. Os protagonistas Owen (ex-militar que reside na ilha e é uma espécie de domador de raptors) e Claire (chefe-de operações do parque e tia dos meninos) vão em busca deles e vivem um par amoroso.
Vàrios elementos do filme de 1993 estão lá, como quando os garotos encontram o centro de visitantes do filme original, ou quando um dos operadores do parque usa uma camiseta do Jurassic Park e até mesmo o Dr. Henry Wu, ex-geneticista do parque original, que desta vez criou Indominux Rex, um dinossauro criado em laboratório e que toca o terror nos visitantes do parque, causando uma série de problemas, como a liberação de vários pterossauros, que em uma cena digna de Hitchock, saem atormentando os inocentes visitantes do local.

Há vários momentos de empatia forte do público com os seres gigantes do filme, como quando os protagonistas chegam próximos a um brontossauro triste, machucado pelo dino vilão da história.

Grandes questões ficam no ar: Há limites para a engenharia genética? Qual o limite da busca pelos lucros, em um negócio como este? 
Hoje em dia, fala-se na possível resssurreição dos mamutes. Será que aconteceriam problemas, na reintrodução deles ao meio ambiente?

Outro cacoete que traz o filme original à tona é o personagem Vic Hoskins, que vê a oportunidade de ganhar dinheiro com usos militares dos Raptores e em um estranho conluio com o Dr. Wu.


Agora, o parque pertence a um empresário chamado Simon Masrani, que gosta de acompanhar de perto tudo o que o corre em seu empreendimento.


A trilha sonora de Michael Giacchino utiliza novamente os conhecidos acordes consagrados de John Williams, tornando a película mais ainda um misto de remake e continuação.

Já especulam, aliás, que haja outros filmes da franquia. Será que vai dar certo? O importante é que "Jurassic World" agrada tanto os novos e antigos fãs de dinossauros.



Nenhum comentário: